quarta-feira, 2 de julho de 2014

Profissão e Carreira

Olá meus queridos e queridas!
Hoje vou falar de uma coisa que sempre me preocupou e me frustrou: minha carreira profissional. Desde adolescente eu dizia que queria ser Bióloga. Queria cuidar das plantas e animais. Fiz o ensino médio achando realmente que faria biologia e com isso prestei vestibular em duas faculdades particulares. Uma para Ciências Biológicas e outra para Ciências Biomédicas. Graças ao meu Enem, passei nas duas, porém somente uma delas dava a oportunidade de bolsa carência. E com a maior felicidade do mundo me matriculei no curso de Biomedicina. Que delicia, a universidade era linda e super bem equipada. Aproveitei durante um ano inteiro as oportunidades, as pessoas, o saber. Infelizmente a universidade perdeu o título de filantropia e eu a minha bolsa de estudos. Acho que foi a minha primeira desilusão na vida. Sabe quando sempre ouvimos de alguém que o mundo lá fora é cruel? Eu conheci esse mundo cruel e foi uma fase bem ruim da minha vida. Passada a tristeza comecei a trabalhar em outro lugar e prestei vestibular em uma universidade mediana e passei para Ciências Biológicas, mas era somente licenciatura. Fiquei decepcionada e larguei o curso no final do primeiro ano. Depois achei melhor ir para a área de humanas (por conta do emprego que arrumei numa corretora de seguros) e prestei vestibular para administração. Nessa época eu estava me mudando de cidade e acabei por optar pelo curso de Letras a distância. Tranquei no segundo ano pois meu filho iria nascer em breve. Enrolei durante dois anos e na minha cidade abriu inscrição para o curso de corretores de seguros. Fiz e tirei todos os certificados. Há um ano estou trabalhando na área e estou muito feliz. Resolvi destrancar a matrícula do curso de Letras e estou ansiosa para que dê certo. Conclui que eu sou uma pessoa que não consegue fazer somente uma coisa. Pensei até nesse tempo sem estudar a fazer um curso de Psicologia. Chega a ser cômico a minha indecisão. Cada pessoa tem a sua estranheza. A minha, entre outras coisas, está aí, na vida profissional. Quanto a vida amorosa sempre fui super bem resolvida, sempre soube o que queria. Na vida financeira, bem, essa depende da vida profissional. Sinto que hoje, doze anos após o primeiro vestibular, sou mais confiante nas minhas decisões. As dúvidas aparecem e sempre vão aparecer, mas a maturidade me trouxe essa tranquilidade e a ousadia que precisava tanto no começo de tudo.
O legal em conhecer um pouco de muitas áreas, além do conhecimento, foram as pessoas e as amizades que fiz. Isso tudo me ajudou a entender melhor o ser humano, por dentro e por fora, literalmente.
E com esse desabafo abro mais uma conversa aqui no blog, Profissão!!!
Bjo e até os próximos textos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário